quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PRODUÇÕES ACADÊMICAS:



Correspondente Bancário como uma Nova Oportunidade de Agregar valores aos pequenos Empresários

No sistema financeiro nacional, existem muitas vias de crédito, mas pouco se conhece ou quase nada de sistema de microcrédito consignado via correspondente bancário, este que é hoje uma nova tendência no mercado e no padrão de consumo do país, o papel do Correspondente Bancário é resgatar direitos básicos de cidadania a um grupo especial de pessoas que não possuem acesso aos serviços bancários, seja pela inexistência de bancos nas suas localidades onde habitam ou trabalham, seja pelas inúmeras exigências feitas pelos bancos. Por isso quando se fala em bancarização, o correspondente bancário sente-se como um participante, talvez porque não é banco, mas sim um elo que pode facilitar e ajudar; seja como correspondente propriamente dito, ou seja como um facilitador para que novos correspondentes entrem no mercado, mas de uma forma que possam agregar valores.
Sempre que se fala em distribuição de renda no Brasil, sabemos que para a população carente isto vem de forma paternalista, mas com a criação de algumas medidas por conta do governo isto sendo feito de melhor forma e oferecendo conseqüente aumento do poder aquisitivo, aliás, é imensamente saudável para a economia. Pois temos no Brasil um potencial muito grande de consumo contido exatamente pelo baixo poder aquisitivo da maioria da população. Na medida em que este poder de consumo for aumentando aumentará a atividade econômica e geração de emprego e renda. E assim todos ganharão. A melhor denominação de distribuição de renda, se deu por conta do empréstimo consignado, inicialmente por cooperativas de créditos e seguindo para os chamados Bancos do Povo. Este projeto tem por objetivo contar a história do surgimento do microcrédito consignado, suas leis e sua abrangência dentro do cenário financeiro do Brasil, quais são suas limitações e regras, quem pode usufruir deste direito de crédito, o que os cientistas econômicos pensam a respeito.
 Basilio, R. Y. - Cta/Pr, 2008.
Link para download completo:



Plano de Cargos e Salários com Base na gestão do Conhecimento

Para entender a abordagem em um plano de Cargos e Salários, devemos analisar alguns pontos de Administração de Empresas e compreender a Administração na nova Sociedade do Conhecimento. Administrar uma empresa, atualmente, requer algo mais do que o exercício das funções básicas de coordenação, como planejar, organizar e controlar.
As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência e em decorrência das mudanças socioeconômicas aquecimento do mercado e carência de mão-de-obra especializada, isso falando do mercado de Tecnologia da Informação – TI, com colaboradores de uma geração que espera que tudo aconteça hoje, todos estes fatores requerem habilidades humanas em um alto grau de refinamento. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando variáveis pontuais para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas estas variáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia empregada, personalidade e cultura.
Basilio, R. Y. - Cta/Pr, 2011.
Link para download completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário